terça-feira, 16 de junho de 2009

O uso do Computador e das TICs nas Escolas Públicas

O que se observa nas Escolas Públicas é que as coisas até acontecem, porém de forma muita lenta, ou por causa da burocracia que é muito grande ou por falta de interesse das pessoas responsáveis por tais acontecimentos. Um exemplo muito claro é a TV Escola, onde são abordados temas excelentes que o professor poderia utilizar em sala de aula com os seus alunos, complementando e enriquecendo as atividades intra e extra classe, e o que se percebe é a não utilização do mesmo, havendo um total desinteresse tanto da parte gestora da Escola, quanto dos próprios professores que não buscam melhorar, inovar sua prática pedagógica.

Da mesma forma podemos dizer do computador, que apesar de muitas Escola já possuirem um Laboratório de Informática, também, esbarramos em uma série de dificuldades tais como: pessoas não treinadas e não habilitadas, falta de manutenção dos equipamentos por falta de verbas e etc.

Com todas essas aparentes dificuldades, o professor que já não é motivado a utilizar as tecnologias existentes na escola fica mais desmotivado, porém, não deve desistir na primeira barreira que encontrar, e sim buscar alternativas para solucionar o problema.

Para que ocorra um maior entendimento do quanto o computador e as TICs são importantes e necessárias hoje no processo ensino aprendizagem, torna-se necessário investimentos em cursos, treinamentos e aperfeiçoamentos principalmente para os professores, onde os mesmos possam compreender o potencial pedagógico dos recursos tecnológicos existentes na Escola, e utilizá-los como seus aliados integrando-os em situações de aprendizagem, levando os alunos a construir seu próprio conhecimento e exercer a sua cidadania.



2 comentários:

  1. Cara colega concordo quando você diz que as coisas nas escolas públicas andam de forma lenta e da falta de interesse dos responsáveis acelerar o processo de informatização nas referidas escolas.

    ResponderExcluir
  2. o que é necessário é o compromisso dos educadores com a escola pública

    ResponderExcluir